
Construções Básicas
O ponto de partida de nossa discussão são os constituintes básicos de um documento XML: elementos e atributos. As seções a seguir explicam a sua estrutura e o seu uso.
Elementos, Atributos e Aninhamento
Todos os documentos XML são formados por elementos. Os elementos são delimitados por tags de início e fim e podem conter outros elementos e textos. Uma tag de início é composta de uma tag de nome e um conjunto de atributos. Uma tag de fim contém apenas o nome do elemento, precedido de /. Alguns exemplos são mostrados na Listagem 1.1.

Por conveniência, se uma tag não tiver nenhum conteúdo ela poderá ser abreviada como segue:

Um atributo é um par nome/valor separado por um sinal de igual (=). Os valores de atributo devem estar envoltos em sinais de aspas simples ou duplas (a escolha é irrelevante desde que o seu uso seja consistente). O espaçamento entre o nome do elemento e os atributos, bem como o espaçamento entre nomes e valores de atributos, é irrelevante, permitindo, porém, recuos (endentações) como o seguinte:

O aspecto simples mais importante da boa formação no XML é o aninhamento correto. Resumindo, um elemento está corretamente aninhado se as suas tags de início e de fim estão dentro do mesmo elemento pai:


Finalmente, você certamente já adivinhou que os comentários começam com <!-- e terminam com -->. A string -- é inválida dentro de um documento.
Nomes XML
Este capítulo usa o termo nome XML com bastante frequência, então, devo descrevê-lo formalmente. Um nome XML é uma string de caracteres começando com uma letra (não necessariamente em inglês), sublinhado (_) ou ponto-e-vírgula (;) e seguido por qualquer número de caracteres, tais como letras, dígitos, hifens, sublinhados, pontos-e-vírgulas ou pontos finais.
Todos os nomes que começam com a string XML (ou qualquer variação de caixa da mesma, como xMI) são consideradas reservadas.
Todos os nomes XML fazem a diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas.

Nenhum comentário: