Christopher Alexander diz que cada padrão identifica um problema específico e sua solução fundamental, permitindo sua reutilização em várias situações.
Embora Alexander tenha falado sobre padrões em construções e cidades, seus princípios também se aplicam aos padrões de projeto orientados a objeto. Eles oferecem soluções para problemas específicos em contextos determinados.
De maneira geral, um padrão consiste em quatro partes importantes:
- Nome do Padrão: É uma referência concisa que descreve o problema, a solução e suas consequências em poucas palavras.
- Problema: Descreve a situação na qual o padrão é aplicável, explicando o contexto e as condições para sua utilização.
- Solução: Descreve os elementos que compõem o padrão, seus relacionamentos e responsabilidades, oferecendo uma descrição genérica que pode ser adaptada a diferentes situações.
- Consequências: Analisa as vantagens e desvantagens da aplicação do padrão, incluindo os trade-offs envolvidos e os impactos no sistema.
É importante considerar que a interpretação de um padrão pode variar de acordo com o ponto de vista de cada pessoa. No entanto, todos os padrões têm como objetivo fornecer uma estrutura comum para resolver problemas de projeto.
Além disso, os padrões de projeto também oferecem exemplos de implementação em código, ajudando a entender como aplicar a solução proposta.
Embora os padrões de projeto sejam baseados em implementações reais em linguagens de programação orientadas a objeto, é importante destacar que eles são independentes de uma linguagem específica.

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