Variáveis são identificadores utilizados para representar valores mutáveis e voláteis, que só existem durante a execução do programa. Elas são armazenadas na memória RAM e seu conteúdo é destruído após a execução do programa. Para criar uma variável em PHP, precisamos atribuir-lhe um nome de identificação, sempre precedido pelo caractere cifrão ($). Veja os exemplos a seguir:
<?php $nome = "João"; $sobrenome = "da Silva"; echo "$sobrenome, $nome"; ?> Resultado: da Silva, João
Algumas dicas:
- Nunca inicie a nomenclatura de variáveis com números.
- Nunca utilize espaços em branco no meio do identificador da variável.
- Nunca utilize caracteres especiais (! @ # % ^ & * / | [ ] { }) na nomenclatura das variáveis.
- Evite criar variáveis com mais de 15 caracteres em virtude da clareza do código-fonte.
- Nomes de variáveis devem ser significativos e transmitir a ideia de seu conteúdo dentro do contexto no qual a variável está inserida. Utilize preferencialmente palavras em minúsculo (separadas pelo caractere "_") ou somente as primeiras letras em maiúsculo quando da ocorrência de mais palavras.
<?php // define o nome da variável $variavel = 'nome'; // cria variável identificada pelo conteúdo de $variavel $$variavel = 'maria'; // exibe variável $nome na tela echo $nome; // resultado = maria ?>
O PHP é case sensitive, ou seja, é sensível a letras maiúsculas e minúsculas. Tome cuidado ao declarar variáveis e nomes de função. Por exemplo, a variável $codigo é tratada de forma totalmente diferente da variável $Codigo.
Em alguns casos, precisamos ter em nosso código-fonte nomes de variáveis que podem mudar de acordo com determinada situação. Neste caso, não só o conteúdo da variável é mutável, mas também seu nome. Para isso, o PHP implementa o conceito de variáveis variantes (variable variables). Sempre que utilizarmos dois sinais de cifrão ($) precedendo o nome de uma variável, o PHP irá referenciar uma variável representada pelo conteúdo da primeira. Neste exemplo, utilizamos esse recurso quando declaramos a variável $nome (conteúdo de $variavel) contendo 'maria'.
<?php // define o nome da variável $variavel = 'nome'; // cria variável identificada pelo conteúdo de $variavel $$variavel = 'maria'; // exibe variável $nome na tela echo $nome; // resultado = maria ?>
Quando uma variável é atribuída a outra, sempre é criada uma nova área de armazenamento na memória. Veja neste exemplo que, apesar de $b receber o mesmo conteúdo de $a, após qualquer modificação em $b, $a continua com o mesmo valor.
<?php $a = 5; $b = $a; $b = 10; echo $a; // resultado = 5 echo $b; // resultado = 10 ?>
Para criar referência entre variáveis, ou seja, duas variáveis apontando para a mesma região da memória, a atribuição deve ser precedida pelo operador &. Assim, qualquer alteração em qualquer uma das variáveis reflete na outra.
<?php $a = 5; $b = &$a; $b = 10; echo $a; // resultado = 10 echo $b; // resultado = 10 ?>

Nenhum comentário: